Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Seminario Estudos da Performance com Richard Schechner na UNIRIO

Inscrições abertas. Local, data e Informações no poster. O e-mail correto é: raisamousinho@yahoo.com.br



segunda-feira, 18 de junho de 2012

OFICINA GRATUITA DE CONSCIÊNCIA CORPORAL...

OFICINA GRATUITA DE CONSCIÊNCIA CORPORAL PARA ATORES, CONTADORES DE HISTÓRIAS, PROFESSORES, RECREADORES E BONEQUEIROS
                         
O objetivo desta oficina é chamar a atenção para as estruturas do corpo, suas articulações e mobilidade, buscando ampliar o vocabulário de movimentos e enriquecer as possibilidades de expressão e comunicação. Além disso, oferecer meios de preparação corporal para profissionais de artes cênicas, através de um aquecimento eficiente e melhor distribuição do esforço para preservar o corpo dos desgastes físicos.

A oficina é dividida em quatro módulos independentes e complementares que abordam os temas: cintura escapular, cintura pélvica, cabeça/coluna e sustentação/mobilidade. Todos os módulos consistem em exercícios de sensibilização e reconhecimento do corpo, análise das ações corporais e experimentação dos movimentos com a animação de objetos aleatórios, abordando diferentes texturas e qualidades (tecidos, plástico, madeira, papel, etc). É necessário trazer roupas flexíveis para maior conforto durante os exercícios.

A oficina vai acontecer nos dias 5, 6, 12 e 13 de julho, das 14 às 17 horas, no Teatro Duse, na rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Tereza.
Oficineira: Cecília Terrana


-----------------------------------------------------------------------

A oficina foi adiada em uma semana. Ainda é possível fazer inscrição no site www.osbonecospedempassagem.com.
Obrigada
Cecília

Novas datas! 

A oficina vai acontecer nos dias 12, 13, 19 e 20 de julho, das 14 às 17 horas, no Teatro Duse, na rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Tereza.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Funarte oferece oficinas técnicas de artes cênicas no Rio de Janeiro 2012


A Fundação Nacional de Artes – Funarte está com inscrições abertas para as oficinas técnicas de sonoplastia, cenografia, iluminação cênica e figurino, que serão realizadas no Rio de Janeiro, em julho, pelo Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Com duração de uma semana e carga horária de 20 horas, esses cursos incluem noções teóricas e práticas e são voltados para iniciantes. Os interessados devem enviar, até 22 de junho de 2012, formulário de inscrição e carta de intenção para o endereço oficinastecnicas@funarte.gov.br. A lista de selecionados será divulgada dia 28 de junho aqui na página da Funarte. Haverá certificado de conclusão para aqueles que cumprirem a frequência mínima de 80%.
Situado na Rua do Lavradio, no Centro do Rio, o CTAC oferece oficinas em todo o país, com o objetivo de promover a qualificação e reciclagem de profissionais das artes cênicas, por meio de cursos ministrados por instrutores de renome no cenário nacional. Este ano, as oficinas ganharam novo formato, sendo divididas em dois módulos – básico e avançado –, a fim de obter melhor rendimento das capacitações. Com isso será possível direcionar o programa das aulas, permitir a reciclagem dos profissionais mais experientes e possibilitar que novos interessados em técnicas cênicas também tenham acesso às oficinas.
Além disso, o programa de oficinas do CTAC valoriza os profissionais do chamado “backstage” e contribui para o desenvolvimento específico da área e para a troca de experiências e relatos. Ao adotar essa metodologia, o CTAC, ao mesmo tempo em que descentraliza conhecimentos no campo das artes cênicas, amplia o alcance das ações da Funarte, disseminando saberes.
Serviço
Oficinas de sonoplastia, cenografia, iluminação cênica e figurino
De 2 a 27 de julho
Local: Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro
Inscrições até 22 de junho

Centro Técnico de Artes Cênicas l Funarte
Rua do Lavradio, 54 – Rio de Janeiro – RJ
Tels. (21) 2279-8122 / 2279-8190 / 2279-8188

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
OFICINA DE SONOPLASTIA
De 2 a 06 de julho de 2012
Das 9h30 às 13h30
30 vagas
Ministrante: Chiquinho Rota – sonoplasta
Bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música da UFRJ, pós-graduado em Ciências da Fisiologia do Som pela Universidade de Paris 8. É o responsável pela produção musical do Centro de Letras e Artes da UNIRIO desde 1983 e participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa das Performances Afro-Ameríndias da mesma universidade. É, também, produtor musical da TV Globo Rio de Janeiro.

OFICINA DE CENOGRAFIA
De 9 a 13 de julho de 2012
Das 9h às 13h
25 vagas
Ministrante: Doris Rollemberg – cenógrafa
Doutora em Teatro pelo PPGT – UNIRIO é graduada em Arquitetura pela UFRJ. Desenvolve seu trabalho como cenógrafa paralelamente às atividades como docente da Escola de Teatro da UNIRIO. Recebeu cinco prêmios de cenografia em Teatro de Cinema, além de dez outras indicações. Em 2011, participou como artista convidada da Mostra Nacional Brasileira na 12ª edição da Quadrienal de Praga, na República Tcheca, vencedora da Triga de Ouro.

OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
De 16 a 20 de julho de 2012
Das 9h30 às 13h30
30 vagas
Ministrante: Renato Machado – iluminador cênico
Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Em 2003, com “Tereza de Ávila, a santa descalça”, venceu o Prêmio Shell de Teatro – RJ, prêmio que também recebeu em 2005 pelo espetáculo de bonecos “Filme Noir”. Recebeu ainda o Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil de 2010, pelo espetáculo “Marina, a sereiazinha”, e Prêmio APTR de Teatro 2010 pelos espetáculos “Marina”, “A senhora dos afogados”, “Hamelin” e “O deus da carnificina”.

OFICINA DE FIGURINO
De 23 a 27 de julho de 2012
Das 9h30 às 13h30
25 vagas
Ministrante: Daniele Geammal – cenógrafa e figurinista
É bacharel em Artes Cênicas (cenografia) pela Escola de Belas Artes da UFRJ, estilista pelo SENAI-CETIQT e pós-graduada em Educação Estética na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É professora da Escola Estadual de Teatro Martins Pena, onde ministra as disciplinas de cenografia e figurino. Em 2008, ganhou o prêmio Zilka Salaberry de melhor cenário pelo espetáculo “O Cavalo Mágico”. Em 2011, seu figurino para o espetáculo “A chegada de Lampião no Inferno”, da Pequod Cia de Teatro, foi um dos trabalhos que representou o Brasil na Quadrienal de Praga, seguindo para São Paulo e Londres.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Histórias de Família com o Amok Teatro



Quatro crianças se encontram para brincar nos escombros de um país em ruínas. A brincadeira é de ser gente grande. E a pátria em questão é a Iugoslávia, nos anos 90, durante a guerra de desintegração. É neste contexto que o grupo Amok Teatro encena, desde quarta-feira, a peça “Histórias de família” — adaptação do texto homônimo da sérvia Biljana Srbljanovic —, no Centro Cultural Banco do Brasil. 


— A gente queria falar sobre a infância e a guerra. Então, encontramos o texto desta autora sérvia, que mostra como as crianças reproduzem a sociedade em que vivem. A violência da brincadeira substitui a violência dos combates — explica Ana Teixeira, que divide a direção com o ator Stephane Brodt.



Apesar das circunstâncias em que a história acontece, o texto, contemporâneo, não abre mão do humor.



— É uma paródia negra, que oscila entre o riso e um riso amarelo. A gente se pergunta por que está rindo, a proposta da autora é muito provocadora — completa Ana. 



Escalado para participar de festivais internacionais de teatro como o de Avignon, na França, e o de Edimburgo, na Escócia, o espetáculo encerra a “Trilogia da guerra”, composto também por “Dragão”, apresentado em 2008, e “Kabul”, em 2010. 

(Por Carolina Ribeiro)

---


FICHA TÉCNICA
Cia: Amok Teatro
Texto: Biljana Srbljanovic
Direção e Adaptação: Ana Teixeira e Stephane Brodt
Elenco: Bruce Araujo, Christiane Góis, Rosana Barros e Stephane Brodt
Iluminação: Renato Machado
Cenário: Ana Teixeira
Figurinos e Objetos de cena: Stephane Brodt
Costureira: Dora Pinheiro
Cenotécnico: Manoel Puoci
Operador de Luz: Rodrigo Maciel
Projeto Gráfico: Paulo Barbosa Lima
Produção: Erick Ferraz

sábado, 9 de junho de 2012

Revista Moringa - Artes do Espetáculo, referente ao primeiro semestre de 2012



Prezados Colegas,
É com prazer que informo que o v. 3 n. 1 de nossa revista Moringa - Artes do Espetáculo, referente ao primeiro semestre de 2012, encontra-se disponível no link:

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/index

Abaixo, o sumário da referida edição. Solicito-lhes a gentileza de ajudar-nos na divulgação e agradeço, em especial, aos professores Guilherme Schulze e Ana Valéria Vicente pela efetiva colaboração.
Atenciosamente,
José Tonezzi
Editor

MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO - Vol. 3, No 1 (2012)
Sumário
Epistemologia da cena
POR UMA TEORIA BASTARDA - For a bastard theory
Rosyane Trotta - UNIRIO

A QUESTÃO EPISTEMOLÓGICA NOS ESTUDOS TEATRAIS - La pregunta epistemológica en los estudios teatrales
Jorge Dubatti – Universidad de Buenos Aires

A LINGUAGEM E A ESTRUTURA DA NEGATIVIDADE EM AFRICA ABUNDA LEJOS DE AQUÍ, DE WALTER ROSENZWIT - The language and the negativity structure in Walter Rosenzwit’s Africa abunda lejos de aqui
Henrique do Nascimento Gambi – UFMG
 Encenação
SOBRE AS FORMAÇÕES CONCEITUAIS DO ESPAÇO VAZIO DE PETER BROOK - About the conceptual formations of Peter Brook’s empty space
Larissa Elias - UFRJ

A DISTÂNCIA ENTRE O DEDO E A ARGILA... - The distance between the finger and the clay...
Almir Ribeiro - USP

ÓPERA E EMOÇÃO - Opera and emotion
Mercè Saumell Institut del Teatre – Barcelona/Espanha

TEMPOS MODERNOS: ESPAÇOS EM COMPRESSÃO E TRANSFORMACÃO - Modern times: spaces in compression and transformation
Lidia Kosovski - UNIRIO
Diálogos e fronteiras
DESCOBRINDO A CULTURA VELADA E REVELANDO OS GESTOS VITAIS - DISCOVERING THE HIDDEN CULTURE AND REVEALING THE VITAL GESTURE
Ana Carolina Lopes Melchert, Graziela E. F. Rodrigues - UNICAMP

CRIAÇÃO DIDÁTICO-POÉTICA NA ARTE - POETIC THAUGHT IN ART CREATION
Ana Beatriz Barroso – UnB

AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DE CAMILLE CLAUDEL E SUAS BAILARINAS DE PEDRA... - THE POSSIBLES INFLUENCES OF CAMILLE CLAUDEL AND HER STONE DANCERS...
Kamilla Mesquita, Marília Vieira Soares - UNICAMP

sexta-feira, 8 de junho de 2012

ProAC: edital beneficia artistas de cidades com até 500 mil habitantes


Projetos receberão incentivo de R$ 50 mil.
A Secretaria de Estado da Cultura lançou edital do ProAC específico para municípios com menos de 500 mil habitantes, somando investimento de R$ 500 mil. O Programa de Ação Cultural tem o objetivo de fomentar a produção cultural independente em todas as regiões do estado de São Paulo, dando incentivos financeiros para apoiar a execução de projetos artísticos independentes.
Com inscrições abertas até o dia 3 de agosto, o edital funciona como um concurso. Serão selecionados dez projetos que contemplem a produção de espetáculo inédito e temporada de artes cênicas para artistas residentes em municípios de até 500 mil habitantes. Teatro, dança e circo são consideradas expressões artísticas que envolvem artes cênicas.
“Nós constatamos que companhias artísticas de cidades de pequeno e médio porte têm dificuldades para criar e manter produções independentes, por isso, a criação de um edital como este é muito importante”, afirma a coordenadora do ProAC, Maria Thereza Magalhães.
Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora, de acordo com as regras especificadas no edital. Cada selecionado receberá incentivo financeiro de R$ 50 mil, que deve ser utilizado exclusivamente para o desenvolvimento da produção.
Os projetos devem incluir o oferecimento de uma contrapartida social - como a apresentação de espetáculos a preço popular ou gratuitamente, para citar um exemplo – como forma de contribuição para o acesso da população à cultura.
ProAC 2012
No dia 31 de maio foram lançados outros 12 editais do ProAC, que somam investimento de R$ 12,1 milhões. Cinco linguagens artísticas são contempladas, sendo elas teatro, dança, circo, artes cênicas para crianças e festivais de arte.
Até o final do primeiro semestre serão abertos editais para os segmentos Museus, Artes Visuais, Patrimônio Histórico, Literatura, Cinema/Audiovisual, Música e Diversidade Cultural. Os editais estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Cultura.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

HISTÓRIAS DE JILÚ

Em cartaz até 29/07/2012


HISTÓRIAS DE JILÚ

Peça aborda cultura africana

O espetáculo é baseado no conto inédito do antropólogo José Pessoa de Barros. Voltada para o público infanto-juvenil, a peça aborda de forma lúdica a história das lendas dos orixás. Inspirada nos contadores de histórias, a personagem Jilú (Ana Carbatti) é um griô, o responsável pela transmissão do conhecimento e da cultura por meio da palavra, segundo a tradição africana. Ela narra a saga da chegada dos deuses africanos ao Brasil.
O espetáculo tem direção de Renato Carrera e se passa em um quintal em torno da árvore sagrada Iroko. Dentro da cultura afro-brasileira acredita-se que esta árvore foi a primeira que surgiu no mundo e é considerada o símbolo da preservação ecológica. Outros três atores completam o elenco, que apresenta narrativas envolvendo figuras como Ogum - deus da guerra, do ferro e do fogo - e Oxóssi - deus da caça, divindade da fartura e riqueza.
Histórias de Jilú
Teatro Glauce Rocha
Tel.: (21) 2220-0259
Sábado e domingo, às 15h
Espetáculo recomendado para todas as idades
Em cartaz até 29/07/2012