Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Lançamento do livro "Alda Garrido as mil faces de uma atriz popular brasileira, de Marta Metzler


Mario Biagini estará no Rio de Janeiro para conversar sobre o "ato criador: tradição e contemporaneidade".

Mario Biagini, diretor associado do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, estará no Rio de Janeiro para conversar sobre o "ato criador: tradição e contemporaneidade". 

No OI Futuro do Flamengo, às 18h. 
A entrada é franca e as senhas serão distribuídas às 17h. 
No encontro, haverá a exibição do filme "Action in Aya Irini". 


sábado, 9 de maio de 2015

Concurso para professor de Teatro para Universidade Estadual de Maringá -PR

O PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, 

no uso de suas atribuições legais e atendendo aos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, da Constituição do Estado do Paraná, da Lei Estadual no 6.174, de 16/11/1970, do Decreto no 7116, de 28 de janeiro de 2013, o Protocolo no 12.048.528-8, a Resolução no 017/2013-COU e o Processo no 1207/2015-PRO, TORNA PÚBLICO o presente edital que estabelece as instruções para a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor de Ensino Superior da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná na classe de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto para o quadro de servidores da Universidade Estadual de Maringá, nos termos da Lei Estadual no 11.713, de 07 de maio de 1997, com as alterações dadas pelas Leis nos 14.825, de 12 de setembro de 2005 e 15.944, de 09 de setembro de 2008. 



Edital em: http://www.drh.uem.br/res/Edital-026-2015-prh.pdf

quinta-feira, 7 de maio de 2015

O Movimento Martins Sem Pena convoca toda a classe artística para um debate público sobre o futuro da escola Martins Penna.




O Movimento Martins Sem Pena convoca toda a classe artística para um debate público sobre o futuro da escola Martins Penna. A comunidade escolar conclama artistas e simpatizantes da causa para discussão de mecanismos de apoio à instituição que corre o risco de fechar no dia 28 de Maio!


Nossas portas se abrirão na QUINTA-FEIRA, dia 7 de Maio e o evento seguirá na ordem abaixo:



18h - Abertura com o Bloco Filhos da Martins 



19h - Apresentação do espetáculo Nossos Espaços Vazios



20h - Debate aberto a todos os presentes. A ideia é formarmos uma grande roda de conversas para ecoar os nossos anseios e dificuldades, a fim de encontrarmos juntos as soluções!



SAIBA MAIS:


HISTÓRICO

A Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna é a mais antiga escola de teatro da América Latina. Desde sua fundação em 13 de janeiro de 1908, a escola se consagrou como um pólo de formação de cidadãos e artistas engajados e qualificados, no entanto nunca recebeu por parte do Estado um tratamento digno do valor do trabalho desempenhado por seus professores e estudantes. 

No decorrer destes 107 anos de história, a Martins Penna enfrentou inúmeros obstáculos, sempre persistindo em sua postura democrática. A história da escola foi costurada por atos de resistência, e sustentada por momentos em que a vontade de seus professores e estudantes foi vitoriosa perante as consequências do descaso estatal. Hoje, estudantes de todo o Brasil se reúnem nessa escola para compartilhar a realização de um sonho: aprender teatro em uma instituição conceituada e gratuita.

Contudo, mais uma vez a Martins tem sua existência ameaçada. O progressivo sucateamento ocasionado por anos de abandono recebeu um golpe decisivo no atual contexto de crise em que se encontra a educação pública do Rio de Janeiro. No início do atual semestre a Martins Penna se despediu de 5 professores e 4 funcionários. Algumas disciplinas estão interrompidas desde então, mas optamos, na época, em uma Assembléia de professores, funcionários e estudantes, por manter a escola em funcionamento.

No dia 28 de maio, entretanto, como consequência imediata de decisão do STF - o Supremo Tribunal Federal, em maio de 2014 julgou inconstitucional a Lei 4.599/2005, que dispõe sobre a contratação de funcionários temporários, sem concurso, para cargos públicos, e deu prazo de 12 meses para o governo do estado modificar legislação - perderemos mais 15 professores e 9 funcionários.

Como a FAETEC não nos informou dessa realidade e muito menos se preparou para ela abrindo um concurso público para professores e funcionários, nos encontramos atualmente diante da possibilidade de um desfalque irremediável, e da consequente paralização das aulas. 


MARTINS SEM PENA

Isso posto, no dia 15 de Abril inauguramos o movimento Martins Sem Pena, com o intuito de reverter esse quadro, não apenas com soluções temporárias (que também serão necessárias diante da urgente questão de continuidade do ano letivo com qualidade), mas a fim, sobretudo, de buscar um movimento organizado que reunisse forças para a concretização de soluções verdadeiras e duradouras, estruturais, visando quebrar com esse histórico de crises cíclicas e precariedade constante. 

Iniciamos os trabalhos reunindo os integrantes da escola em Ato Artístico diante da ALERJ, onde ocorria Audiência Pública sobre a rede FAETEC. Desde então conquistamos seguidores, apoiadores da causa, contatos com parlamentares interessados em ajudar a Martins nessa luta, membros da imprensa que vêm colaborando com a divulgação da causa, e estivemos estudando caminhos e possíveis soluções para os nossos problemas.

No dia 30 de Abril organizamos um Ato Artístico onde apresentamos nossa escola e nossa pauta de reivindicações a parlamentares, à imprensa, e a amigos, amigas, filhos e filhas da Martins. Foi um dia importante, onde caminhamos ainda mais na direção de conquistas maiores, já garantindo, por exemplo, assessoria jurídica e apoios políticos.


PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

1) Concurso público IMEDIATO e ESPECÍFICO para docente EFETIVO e ESTATUTÁRIO

2) Solução provisória para a questão da suspensão dos contratos temporários no dia 28 de maio próximo, observando que, no caso da possibilidade de manutenção dos atuais contratados(as) (ou novas contratações), estes deverão ser até o fim do ano letivo, visto que nossa prioridade é o CONCURSO PÚBLICO IMEDIATO e ESPECÍFICO para docente EFETIVO e ESTATUTÁRIO.

3) Isonomia salarial entre funcionários que desepenham as mesmas funções.

4) Reforma e reequipagem da escola de acordo com suas carências.

5) Uma verba mensal condizente com as reais necessidades estruturais da escola e mais transparência no repasse das verbas para a ETET Martins Penna por parte dos órgãos responsáveis (Faetec / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI).

6) Tombamento da ETET Martins Penna como "patrimônio imaterial".

7) Gratuidade do THE (Teste de Habilidade Específica) do vestibular para ingresso na escola.


PEQUENAS CONQUISTAS

No dia 5 de Maio estivemos presentes em reunião da Comissão de Cultura, na ALERJ, onde foi aprovada e marcada nossa tão esperada Audiência Pública, no dia 18 de Maio às 14h. 

Também já tivemos algumas respostas indicativas de sucesso por parte da FAETEC, como a volta do professor de interpretação Marcos Henrique Rego, e pequenos consertos (ventiladores, bebedouro, ar condicionado), e o conserto da bomba d’água e limpeza da caixa d’água prevista para essa sexta, dia 8 - consertos estes pendentes há anos. 

Estávamos também há meses sem telefone e internet, incomunicáveis, até o meio de Abril. 

Ainda não foi regularizado o repasse da parca verba mensal (R$ 1.800,00), em desfalque desde outubro do ano passado. Nossas estruturas são antigas e necessitam reformas para garantir o mínimo que é a segurança dos funcionários, professores e estudantes que utilizam esses espaços todos os dias. O orçamento da escola é absurdamente ineficiente para o atendimento das necessidades mais básicas, o que dirá para aperfeiçoamentos. A nossa escola de teatro está parada no tempo e precisa de uma séria reforma estrutural e da aquisição de novos equipamentos. 


EVENTO

É com tudo isso em mente que o Grêmio Estudantil Renato Vianna convoca a todos e todas da Classe Artística para pensar e fazer junto ao movimento #martinssempena

---

Fonte: https://www.facebook.com/events/380323152157945/

“Treinamento-Improvisação: Os Caminhos do Ator no Amok Teatro”


Ana Teixeira (Amok Teatro) 


Oficina no Centro de Referência Cultura Infância | Teatro Municipal do Jockey - RJ. 
Dessa vez com Ana Teixeira (Amok Teatro). 

Sinopse: A oficina propõe um olhar sobre a improvisação no jogo do ator, como um caminho que articula técnica e organicidade. 

O Treinamento-Improvisação é a base para a preparação dos atores no Amok Teatro. Trata-se de uma prática teatral fundada sobre uma visão física do teatro, onde o corpo não é somente um instrumento atlético, mas também um reservatório de sensações que determina as ações e faz coincidir interioridade com exterioridade. Uma educação dos meios de expressão do ator para oferecer um suporte concreto à sua capacidade de construção e para mudar seu estado de espírito quotidiano para um estado de espírito criador. 

O Treinamento tem também por objetivo, desenvolver a presença cênica do ator, conhecer e edificar sua individualidade, acessar uma determinada linguagem cênica ou ainda, auxiliar diretores e atores na investigação de processos poético-pedagógicos. 

ANA TEIXEIRA é pedagoga, fundadora e diretora do Amok Teatro do Rio de Janeiro e diretora artística da Casa do Amok. No Amok Teatro ela dirigiu diversos espetáculos, apresentados no Brasil e no estrangeiro. Todos os espetáculos do grupo obtiveram um grande reconhecimento da crítica e do público e diversos prêmios do teatro nacional. Com Cartas de Rodez (1998) recebeu o prêmio Shell de direção, o Prêmio Mambembe de melhor espetáculo e a indicação pela direção. Com O Carrasco (2011), recebeu o Prêmio Governo do Estado do Rio de Janeiro de melhor espetáculo e a indicação pela direção. Dirigiu Macbeth (2004), Savina (2006), O Dragão (2008), Kabul (2009), Histórias de Família (2012) e Salina (2015). Com Stephane Brodt, dirigiu também os espetáculos: Memórias do Velho Mundo, O Dibuk e Agreste Malvarosa de Nilton Moreno.

Com trinta anos de experiência pedagógica nas artes cênicas, Ana Teixera desenvolve uma pesquisa continuada sobre a arte do ator e ministra oficinas em escolas, universidades e festivais no Brasil e no estrangeiro. 

Dias e horários: 22, 23 e 24 de Maio, das 10 às 14h 
Atividade gratuita 
Inscrições: Enviar currículo, foto e carta de intenção para o e-mail oficinas.crci2015@gmail.com e aguardar o retorno com a lista de selecionados.

Fonte: https://www.facebook.com/cultura.infanciario/photos/a.286657194804485.1073741826.286633191473552/618495924953942/?type=1&theater

sábado, 2 de maio de 2015

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza concurso para professor de Artes Cênicas na carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico no Colégio de Aplicação (CAp)

PARA SABER MAIS, CLIQUE EM EDITAL

---

Comunicação e expressão e educação artística / subárea: teatro 
D I – nível 1 
Dedicação Exclusiva 
01 vaga
Remuneração: R$4.014,00  
Graduado em licenciatura em educação artística com habilitação em artes cênicas ou licenciatura em teatro.

---

Período: as inscrições estarão abertas pelo período de 30 (trinta) dias, contados a partir do dia 30 de abril de 2015, e encerradas no dia 29 de maio de 2015. Decorrido o prazo de inscrição sem que haja candidatos inscritos na área do concurso, este prazo será automaticamente prorrogado por mais 30 dias.