Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2016

Diretoria de Extensão promove curso sobre história da arte no Rio de Janeiro


Na próxima segunda-feira, 20/6, serão abertas as inscrições para o curso “História da arte no Rio de Janeiro”, promovido pela Diretoria de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec). O estudo tem como público-alvo professores do ensino básico e alunos licenciados ou bacharéis de áreas afins.

O curso tem como objetivo estudar a produção e formação do pensamento artístico na cidade do Rio de Janeiro dos séculos XVII ao XX, além de refletir sobre a sua importância e aprofundar o conhecimento acerca das características plásticas, linguísticas, materiais e técnicas.

O curso terá carga horária de 80 horas, sendo 32 presenciais e o restante online. O curso terá duração de quatro meses, de 14 de julho a 17 de novembro. As aulas presenciais ocorrerão no prédio da Propgpec, às quintas-feiras, das 19h às 21h.

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la escaneada para o e-mail da extensão:extensao@cp2.g12.br.


Fonte: http://www.cp2.g12.br/ultimas_publicacoes/220-not%C3%ADcias2016/4862-inscri%C3%A7%C3%B5es-abertas-para-o-curso-de-hist%C3%B3ria-da-arte-no-rio-de-janeiro-no-dia-20-6.html

O BRITISH COUNCIL REALIZA SELEÇÃO PARA A CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS DE ESPETÁCULOS



PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA TÉCNICOS DE ESPETÁCULOS TEM INSCRIÇÕES ABERTAS NO RIO DE JANEIRO


Estão abertas as inscrições para o programa de capacitação Backstage to the Future, que oferecerá atividades teóricas, práticas e colaborativas sobre produção de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco a 20 profissionais brasileiros em início de carreira.
Realizado pelo British Council, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o treinamento é gratuito e contará com professores especialistas da produtora britânica Walk the Plank.
Interessados podem se inscrever preenchendo o formulário online até 30 de junho, às 13 horas, individualmente (pessoa física) ou em grupos de até quatro profissionais de uma mesma instituição (pessoa jurídica). Os selecionados serão informados por e-mail em 7 de julho.
O Backstage to the Future será realizado durante o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, com o objetivo de fomentar as possibilidades de trabalho dos participantes e oferecer a eles oportunidades de colaborar com a montagem de eventos que fazem parte do legado dos Jogos de Londres 2012. Ao final do curso, em setembro, todos os alunos poderão praticar os conhecimentos adquiridos em dois espetáculos britânicos: a Scottish Dance Theatre, principal companhia de dança contemporânea da Escócia, trará a apresentação Miann para o Teatro Carlos Gomes; e o Graeae, premiado grupo britânico conhecido por promover a acessibilidade na arte, apresentará o espetáculo The Garden, exibido durante as Paralimpíadas de Londres 2012.
O programa inclui ainda aulas de inglês para vocabulário técnico da área e discussões sobre acessibilidade, comunicação, solução de problemas em produções de baixo orçamento, divulgação de eventos e o trabalho do freelancer. Quatro participantes serão também selecionados para a Oficina de Acessibilidade em Cultura British Council-Shape Arts, que acontece em julho na Biblioteca Parque Estadual.
 Para se candidatar a uma das vagas, é preciso ser brasileiro com idade entre 18 e 30 anos e residir no estado do Rio de Janeiro. Também é preciso possuir entre 1 e 3 anos de experiência (como estudante ou profissional) em, no mínimo, uma das seguintes áreas: produção cultural, montagem de espetáculos, iluminação, sonorização e marketing digital; tendo participado da produção técnica de no mínimo um espetáculo e/ou festival, amador ou profissional.
As inscrições de grupo devem ser feitas por pessoa jurídica. A organização deverá indicar de dois a quatro integrantes, que devem participar de seus quadros funcionais, programas, coletivos ou companhias artísticas por pelo menos um ano e atender a todos os critérios da inscrição individual. Além disso, a instituição deve estar baseada no estado do Rio de Janeiro e possuir, no mínimo, três anos de experiência em treinamento, formação e capacitação de jovens em áreas de produção cultural tais como, mas não limitadas a: iluminação, montagem de palco, sonorização, acessibilidade, marketing para as artes e segurança do trabalho.

Mais informações e descrição detalhada das atividades estão disponíveis no regulamento do programa.

...

Fonte: http://idanca.net/programa-de-capacitacao-para-tecnicos-de-espetaculos-tem-inscricoes-abertas-no-rio-de-janeiro/