Odissi é uma das oito formas de
Dança Clássica da Índia. Origina-se
do Estado de Orissa, no Leste da Índia. É uma forma de dança que sobrevive
sendo considerada a mais antiga da Índia segundo evidências em baixos-relevos
encontradas nas colinas de Udaygiri
(perto de Bhubaneshwar). O Tratado Clássico de Dança
Indiana, Natya Shastra, refere-se ao Odissi Como Odra - Magadhi.
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Mangalacharan
Abhinaya
Pallavi
Repertório tradicional Odissi é
composto por:
Mangalacharan - Uma peça invocational.
Depois de prestar homenagem ao Lord Jagganath, um sloka (hino) em louvor a
algum Deus ou Deusa é cantado. O significado do que é trazido para fora através
da dança. Mangalacharan também inclui o "pranam bhumi",
implorando o perdão da mãe terra por caminhar sobre ela, e o “pranam
trikhandi” ou tríplice saudação - acima da cabeça para os deuses, na frente do
rosto para os gurus e em frente ao peito para o público.
Battu Nrutya
- A peça de dança oferecida ao Senhor da dança - Deus Shiva na forma de seu “Batuka
Bhairava”. Esta peça traz à tona a essência do Odissi . A inter-relação entre
os desenhos das numerosas esculturas que adornam os templos de Orissa e dança
Odissi, juntamente com passos em diferentes ritmos.
Pallavi - Uma
dança pura, em que um raga (conjunto de normas de
como construir uma melodia)
é elaborado através de movimentos dos olhos, posturas corporais e footwork (movimento
com os pés). Pallavi significa literalmente “desabrochar”. Isto é aplicável não
só para a dança, mas também para a música, que o acompanha. O Pallavi começa
com movimentos graciosos, líricos e lentos dos olhos, pescoço, tronco e pés.
Esse ritmo lento vai num crescendo até atingir o clímax ao final. Tanto a dança
como a música evoluíram em complexidade. A dançarina traça vários padrões no
espaço, interpretando a música com exímia destreza: taal (ritmo) e laya
(velocidade).
Abhinaya -
Uma dança expressional onde uma história é transmitida para o público através
de mudra (gestos com as mãos), expressões faciais e movimentos do corpo. (a
linguagem da dança clássica indiana). A Abhinaya pode ser realizada em versos no
sânscrito ou oriá (língua falada
principalmente no estado indiano de Orissa). Os mais comuns são Abhinayas (representando
as dez encarnações do Senhor Vishu). A maioria das composições abhinaya é
baseada no tema Radha-Krishna. O Astapadis dos Kavya “Gita Govinda”' escrito
por Saint Jayadev são uma parte integrante do seu repertório. As peças iniciais
são dedicadas ao Deus de Orissa, Senhor Jagannatha - uma encarnação do Deus
Vishnu.
Dança Drama -
geralmente mais longa que a Abhinaya e, normalmente, é realizada por mais de um
dançarino. Alguns dos dramas de dança muito apreciada compostas por Guru
Kelucharan Mahapatra são: Sudama Dharitra Bhanjana, Mathamani Pradhana, Balya Leela,
Rutu Samhara, Krishina Sudama, Dushmanta Sakuntala, Utkala Mauda Mani, Yagnaseni,
Meghadoot, Kumara Sambhava, Sapan Nayaka. Normalmente mitologias hindus são
escolhidas como temas. Entretanto experimentos com o tema e a forma nos últimos
anos levaram a outras fontes. Alguns temas criados nos últimos anos são: Panchakanya,
Ganga Yamuna, Shrita Kamalam, Mrutyuh e Tantra.
Moksha – a parte
final de um recital. Moksha significa “libertação espiritual”. Esta dança
representa o culminar espiritual para a dançarina que sobe para o reino do puro
prazer estético. Movimentos que criam sempre novos padrões, sempre novos
desenhos no espaço e no tempo. A dança se move em um crescendo que é
emocionante. Com o som cósmico do "Om" (mantra mais importante do hinduísmo), a dança se dissolve no nada -
assim como Moksha ou libertação da alma na vida real.
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