Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Funarte promove oficinas para reciclar técnicos da área de artes cênicas


Inscrições até 26 de julho para cursos de operação de áudio, operação de luz, elétrica cênica e cenografia

Publicado em 6 de julho de 2012
Em agosto, a Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza quatro oficinas nas áreas de operação de áudio, operação de luz, elétrica cênica e cenografia. Os cursos serão coordenados pelo CTAC – Centro Técnico de Artes Cênicas e visam à reciclagem de profissionais que já tenham experiência. Ao todo, serão oferecidas 80 vagas. Neste módulo avançado, os participantes receberão noções aprofundadas – teóricas e práticas – da área. As oficinas têm duração de 20 horas e os interessados devem se inscrever através do e-mail oficinastecnicas@funarte.gov.br. Além de preencher o formulário de inscrição, é preciso enviar uma carta de intenção até o dia 26 de julho. A lista de selecionados será divulgada no dia 2 de agosto aqui na página da Funarte.
Programa de oficinas do CTAC
Em 2012, as oficinas do Centro Técnico de Artes Cênicas foram divididas em dois módulos: básico e avançado. Com isso, pretende-se aprofundar o rendimento das capacitações, uma vez que o programa das aulas é direcionado, permitindo a reciclagem específica dos profissionais mais experientes e, também, possibilitando a participação de novos interessados em técnicas cênicas. Em julho, são realizadas oficinas para iniciantes e, em agosto, para candidatos já com experiência profissional.
O programa de capacitação do CTAC valoriza os profissionais do chamado “backstage” e contribui para o desenvolvimento específico da área, para a troca de experiências e relatos. Ao adotar essa metodologia, o CTAC, ao mesmo tempo em que descentraliza conhecimentos no campo das artes cênicas, amplia o alcance das ações da Funarte, disseminando saberes. Realizado nas cinco regiões do país, o programa conta com instrutores de renome no cenário nacional.

Serviço
Oficinas de elétrica cênica, operação de áudio, operação de luz e cenografia

De 6 a 31 de agosto
Local: Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro
Inscrições até 26 de julho
Centro Técnico de Artes Cênicas l Funarte
Rua do Lavradio, 54 – Rio de Janeiro – RJ
Tels. (21) 2279-8122 / 2279-8190 / 2279-8188
Programação
OFICINA DE ELÉTRICA CÊNICADe 6 a 10 de AGOSTO de 2012
Das 13h às 17h
20 vagas
Ministrante: MARCOS VALÉRIO BILLÉ
Eletricista Cênico
É diretor técnico da Rede de Teatros Leblon, Fashion Mall e Arte SP. Iluminador Cênico desde1979, conquistou diversos prêmios nos festivais da FETAERJ e o 5º Festival de Novos Talentos.Na área de Elétrica Cênica, projetou e instalou diversos teatros, dentre eles: Teatro Arte São Paulo, Teatro Poeira, Teatro Fashion Mall e Cine Teatro Manguinhos.
OFICINA DE OPERAÇÃO DE AÚDIODe 13 a 17 de AGOSTO de 2012
Das 9h30min às 13h30min
25 vagas
Ministrante: CHIQUINHO ROTA
Sonoplasta
Bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música da UFRJ, pós-graduado em Ciências da Fisiologia do Som pela Universidade de Paris 8. É o responsável pela produção musical do Centro de Letras e Artes da UNIRIO desde 1983 e participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa das Performances Afro-Ameríndias da mesma universidade. É também produtor musical da TV Globo, Rio de Janeiro.
OFICINA DE OPERAÇÃO DE LUZ
De 20 a 24 de AGOSTO de 2012
Das 13h às 17h
15 vagas
Ministrante: EDUARDO SALINO
Iluminador Cênico
É iluminador cênico há mais de dez anos, trabalhando com espetáculos teatrais, musicais, workshops, instalações, exposições e espaços arquitetônicos. Seu trabalho caracteriza-se pela articulação entre conceito, arte e estilo, indo além de critérios estritamente técnicos.
OFICINA DE CENOGRAFIADe 27 a 31 de AGOSTO de 2012
Das 9h às 13h
20 vagas
Ministrante: DORIS ROLLEMBERG
Cenógrafa
Doutora em Teatro pelo PPGT – UNIRIO, é graduada em Arquitetura pela UFRJ. Desenvolve seu trabalho como cenógrafa paralelamente às atividades como docente da Escola de Teatro da UNIRIO. Recebeu cinco prêmios de cenografia em Teatro de Cinema, além de dez outras indicações. Em 2011, participou como artista convidada da Mostra Nacional Brasileira na 12ª edição da Quadrienal de Praga, na República Tcheca, vencedora da Triga de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário