Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Como entrar no mercado profissional técnico de espetáculos cênicos: Funarte realiza seminário

Encontro no Rio de Janeiro, realizado pelo CTAC, aborda as maneiras de se ingressar nas áreas de iluminação cênica, cenografia, cenotécnica, maquiagem, administração e produção teatral, figurino e sonoplastia, nas quais faltam especialistas


De 3 a 5 de dezembro, o Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC)/Funarte realiza, em sua sede, no Centro do Rio de Janeiro, o ciclo de palestras e oficinasPor trás da cena: seminário sobre inserção no mercado de trabalho. O objetivo do encontro é mostrar as diversas maneiras de se ingressar na área técnica que atua em espetáculos cênicos, na qual há constante falta de profissionais especializados. A participação é gratuita.
O evento reúne reconhecidos profissionais dos setores de iluminação cênica, cenografia, cenotécnica, maquiagem, administração e produção teatral, figurino e sonoplastia. Os palestrantes vão compartilhar sua visão sobre o mercado, orientando aqueles que desejam iniciar uma nova carreira, ou mesmo aprofundar conhecimentos. Porém, não se trata de um treinamento, mas sim de uma discussão ampla sobre a perspectiva do mercado de trabalho de criação e execução da infraestrutura dos espetáculos.
A programação se divide em duas partes: pela manhã, das 10h às 13h, haverá palestras com os profissionais convidados; à tarde, das 14h às 16h, oficinas de elétrica cênica, iluminação e cenografia. Os interessados devem se inscrever através do telefone do CTAC: (21) 2279-8186. As vagas são limitadas.
O Centro Técnico de Artes Cênicas, integrante do Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes – Funarte, realiza oficinas de capacitação e qualificação nos mais diversos setores técnicos do conjunto estrutural dos espetáculos cênicos. Dentre as áreas alcançadas estão incluídas: iluminação cênica, cenografia, cenotécnica, maquiagem, administração e produção teatral, figurino e sonoplastia. O programa é realizado nas cinco regiões do país. Nele, instrutores de grande renome no cenário nacional compartilham seus conhecimentos teóricos e práticos, contribuindo para a reciclagem de conhecimentos e para o despertar de vocações dos participantes.
A valorização dos profissionais dos bastidores da cena, o chamado “backstage”, além de contribuir para o resgate e o desenvolvimento específico da área, colabora com a troca de informações técnicas, experiências e relatos. Assim, no desenrolar desta metodologia, o CTAC coopera na descentralização de conhecimentos, no campo das artes cênicas e, ao mesmo tempo, na ampliação do raio de alcance das ações da Funarte, através da disseminação desses saberes.
Acesse, ao final, a programação completa.
PALESTRANTES
Jorginho de Carvalho – Iluminador cênico – Professor de Iluminação do Curso de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), onde formou várias gerações. É considerado por muitos o pioneiro da iluminação moderna no Brasil, função que ganhou autonomia e inclusão nas fichas técnicas a partir de seu trabalho. Tem recebido os mais importantes prêmios da área, desde a década de 1970. Como educador, também atua no desenvolvimento das potencialidades artísticas de crianças e jovens, em cursos e palestras por todo o país.
José Dias – Cenógrafo – É Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participou de mais de 380 espetáculos, no Brasil e no exterior. Durante anos, prestou assessoria técnica ao antigo Instituto Nacional de Artes Cênicas – Inacen (antecessor da Funarte, na área de artes cênicas), nas reformas, construções e adaptações de teatros em vários estados do país. Vem ganhando os mais destacados prêmios, desde os anos 1990. Foi laureado pela International Biographical Center, de Cambridge, Inglaterra, com o título “Top 100 Educators”, pelas realizações educativas direcionadas às artes.
Marcos Billé – Iluminador e eletricista cênico – É diretor técnico de três grandes redes de teatros privadas. Iluminador desde 1979, conquistou diversos prêmios, em festivais reconhecidos. Na área de elétrica cênica, projetou e instalou diversas salas de espetáculos, dentre eles: Teatro Arte São Paulo, Teatro Poeira, Teatro Fashion Mall e Cine Teatro Manguinhos.
Chiquinho Rota – Sonoplasta – Bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música da UFRJ e pós-graduado em Ciências da Fisiologia do Som, pela Universidade de Paris 8, é o responsável pela produção musical do Centro de Letras e Artes da UniRiodesde 1983 e participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa das Performances Afro-Ameríndias da mesma universidade. É, também, produtor musical da rede de TV de maior audiência do RJ.
Renato Machado – Iluminador Cênico – Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em Artes Cênicas pela UniRio. Foi contemplado com premiações das mais importantes, em cinema e teatro, nos anos 2000, em obras realizadas por meio de diversas linguagens.
Daniele Geammal – Cenógrafa e Figurinista – Bacharel em Artes Cênicas – Cenografia pela Escola de Belas Artes (EBA)/UFRJ e estilista pelo Senai-Cetiqt, é pós-graduada em Educação Estética, também pela UFRJ. É professora da Escola Estadual de Teatro Martins Pena, onde ministra as disciplinas de Cenografia e Figurino. Em 2008, ganhou o prêmio Zilka Salaberry de melhor cenário. Em 2011, seu figurino para o espetáculo A chegada de Lampião no Inferno, da Pequod Cia. de Teatro, foi um dos trabalhos que representou o Brasil na Quadrienal de Praga – o maior evento internacional de cenografia e figurino – seguindo para São Paulo e Londres. A mostra brasileira na Quadrienal foi coordenada pela Funarte.
De 3 a 5 de dezembro de 2013 – terça, quarta e quinta-feira
Local: Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC)/Funa
rte
Rua do Lavradio, nº 54, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Participação gratuita
Inscrições através do telefone (21) 2279 8186
VAGAS LIMITADAS
---
SEMINÁRIO CENTRO TÉCNICO DE ARTES CÊNICAS
Programação
Dia 03 de dezembro de 2013 
De 10h às 11h – O Centro Técnico, surgimento e programas de atuação. 
Ministrantes: Erisvaldo Lins – Coordenador do Centro Técnico 
 Robson Jorge – Arquiteto Cênico / Servidor FUNARTE 
De 11h às 13h - Iluminação Cênica no Brasil, mercados e perspectivas. 
Ministrante: Jorginho de Carvalho – Iluminador / Prof. UNIRIO 
De 14h às 16h – Workshop
ELÉTRICA CÊNICA 
Ministrante: Marcos Billé – Iluminador / Eletricista Cênico / Coordenador 
Técnico do Teatro Leblon 
Dia 04 de dezembro de 2013 
De 10h às 11:30h – A execução do figurino: etapas e profissionais envolvidos no 
processo. 
Ministrantes: Daniele Geammal – Figurinista / Profª. Martins Pena 
De 11:30h às 13h - O projeto de iluminação cênica e o processo de execução. 
Ministrante: Renato Machado – Iluminador 
De 14h às 16h – Workshop 
CRIAÇÃO DE LUZ IMPROVISADA 
Ministrante: Jorginho de Carvalho – Iluminador / Prof. UNIRIO 
Dia 05 de dezembro de 2013 
De 10h às 11:30h – A execução da sonoplastia e profissionais envolvidos no processo. 
Ministrante: Chico Rota – Sonoplasta 
De 11:30h às 13h – Coordenação Técnica: limites e desafios. 
Ministrante: Marcos Billé – Iluminador / Eletricista Cênico / Coordenador 
Técnico do Teatro Leblon 
De 14h às 16h – Workshop 
A CENOGRAFIA E O FUNCIONAMENTO DA CENA 
Ministrante: José Dias – Cenógrafo / Arquiteto

Nenhum comentário:

Postar um comentário