Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

“OFICINA INTERNACIONAL DE TEATRO GESTUAL E ANIMAÇÃO” Com Eros P. Galvão



“OFICINA INTERNACIONAL DE TEATRO GESTUAL E ANIMAÇÃO”


Com Eros P. Galvão

ÁGORA OFICINAS
“OFICINA INTERNACIONAL DE TEATRO GESTUAL E ANIMAÇÃO” 
Com Eros P. Galvão
De 26 a 30 de Maio
Duração: de segunda a sexta-feira, de 10 às 14h
inscrições através e-mail: oficinasagora@gmail.com






A oficina propõe compartilhar uma das etapas fundamentais do processo criativo do grupo, a investigação da relação entre formas inanimadas (bonecos, objetos variados) e as possibilidades expressivas do trabalho do ator-marionetista; proporcionando um leque infinito de soluções e desafios teatrais A forma inanimada, na figura do boneco, é um caleidoscópio ilimitado de possibilidades criativas e o veículo privilegiado na abordagem do trabalho do ator, inspirada na visão da “super-marionete” desenvolvida na obra de Gordon Craig. 



A pesquisa se concentra essencialmente na exploração das bases que fundam um teatro pluridisciplinar. O Primeiro “objeto” presente na cena é nosso corpo, é através dele que estabelecemos qualquer relação, percepção e comunicação. Assim, pensamos um teatro que nomeamos, teatro de objetos, teatro de animação e/ou gestual para fundamentalmente estudar as possibilidades de desdobramento do “EU”. As crianças encontram espontaneamente o caminho de uma representação simbólica que permite manipular forças ocultas, por meio de objetos com os quais elas brincam e criam o mundo. Diante do boneco, da marionete, estamos imediatamente vinculados à um corpo fictício, o que nos leva à rever e criar novas representações da figura humana, dentro de um espaço já traçado sob o ângulo do não realismo. Exercícios de preparação do ator marionetista, estudo das possibilidades e jogos com objetos, visto não como acessório, mas como um parceiro de jogo, constituem as ferramentas essenciais desta oficina na busca de trazer à luz as insuspeitas e ricas possibilidades cênicas que nascem do jogo entre o ator e as formas inanimadas. O boneco se apresenta ao lado do ator como um catalisador de emoções.

Currículo: 

Atriz-marionetista e acrobata aérea, Eros P. Galvão é brasileira, radicada na França desde 1990. Em 2006, fundou a Companhia Les Trois Clés com a qual assina quatro criações e percorre diversos países e festivais internacionais. 

Formada em Estudos Teatrai, licenciatura - (Sorbone Nouvelle - Paris III) e em Teatro de Animação (ESNAM - Ecole Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville- Mézières). Estudou acrobacia aérea com Gérad Fasoli, mímica na Ecole de Mime Corporel Dramatique de Paris, dança com Gilsele Santoro e piano, com Rosaria Campelo.

Foi membro de diferentes companhias francesas de teatro e do novo circo (Cirque Baroque, Le Footsbarn Theater, Le Préau-Centro Regional Dramático de Vire, Cirque Romanès,...), lecionou acrobacia aérea e teatro na Académie Fratellini e na École des arts de la piste de Boulogne-Billancourt. Regularmente, dirige oficinas de artes cênicas na França e no exterior.




Nenhum comentário:

Postar um comentário