Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Faetec inaugura Curso Técnico em Dança.




Hoje, sexta-feira, (29/04) no Dia Internacional da Dança, os alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Adolpho Bloch têm um bom motivo para dançar. Foi realizada a aula magna na ETE Adolpho Bloch, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o primeiro Curso Técnico em Dança da América Latina.

Com duração de três anos, o Curso Técnico em Dança da ETE Adolpho Bloch é de matriz curricular integrada. Ou seja, os alunos fazem o Curso Técnico ao mesmo tempo em que estudam as disciplinas do ensino médio convencional.

Fotos: Rafael Barreto/FAETEC

Alunas se apresentam na ETE Adolpho Bloch

Dançar para respirar

A origem do Curso Técnico em Dança está na Cia de Atores e Bailarinos Adolpho Bloch. Criado em setembro de 1999, a Cia de Atores e Bailarinos funciona como um núcleo educacional para o estudo e a prática da dança. Com vários espetáculos no currículo, o núcleo foi idealizado pela professora da ETE Adolpho Bloch, Roseane Campello, que, emocionada falou sobre a implantação do curso:

- Esse curso vem da vontade de democratizar a dança. De levar a dança a todos, com todos os tons e todos os temperos que a dança possui. A dança é a nossa forma de respirar e queremos que outras pessoas tenham acesso a isso.

Roseane Campello: "A dança é a nossa forma de respirar"

Durante o evento o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Frank Wilson, a presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança, Lurdes Braga, o diretor da ETE Adolpho Bloch, Leonardo Quintas, a representante da Funarte, Geane de Rose e a representante da Faetec, Márcia Farinazo, destacaram a importância do curso para a qualificação de profissionais da área, além de relatarem a luta de Roseane Campello na implementação do Curso Técnico em Dança.

Para o aluno do curso, Gabriel Oliveira, ter uma formação técnica em dança é a realização de um sonho e que, a partir desse primeiro sonho, realizar outros: "Espero daqui a alguns anos estar nos Estados Unidos, na França, no mundo e onde mais a minha dança me levar".

Gabriel Oliveira realiza o sonho de estudar a dança

 
fonte:
http://www.faetec.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1858:faetec-inaugura-o-primeiro-curso-tecnico-em-danca-da-america-latina&catid=12:noticias&Itemid=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário