Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UNIRIO - Seminário Internacional Corpo Cênico comemora 20 anos do PPGAC - 12 a 16/09


O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO) comemora 20 anos com a realização do “I Seminário Internacional Corpo Cênico: Linguagens e Pedagogias”, entre os dias 12 e 16 de setembro. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Artes do Movimento, o evento será realizado nas dependências da Escola de Teatro da UNIRIO e contará com oficina e workshops ministrados por artistas da cooperativa de coreógrafos Rörelsen (Suécia), além de performances, apresentação de trabalhos e palestras com especialistas de instituições brasileiras e internacionais. Na abertura do Seminário, o Grupo Artes do Movimento fará uma homenagem à coreógrafa Lourdes Bastos em reconhecimento à contribuição da artista para o desenvolvimento da Dança e do Teatro no Brasil, às 9h do dia 12 de setembro, na Sala Nelly Laport (Av. Pasteur, 436, Urca). As atividades do “I Seminário Internacional Corpo Cênico: Linguagens e Pedagogias” são gratuitas e abertas ao público em geral, com exceção do curso “Análise do movimento”, que tem como foco os alunos do PPGAC.

Pela primeira vez no Brasil, a Cooperativa Rörelsen, formada por coreógrafos com experiência internacional em países como EUA, Canadá, França e Inglaterra, fará uma oficina e quatro workshops durante os dias 12 e 15 de setembro. O grupo também realizará uma mostra de espetáculos aberta ao público no dia 16 de setembro, com a apresentação de quatro números solo e um duo, a partir das 20h30, na Sala Paschoal Carlos Magno, (Av. Pasteur, 436, Urca). As demonstrações de trabalhos ocorrem sempre no período noturno, das 20h às 22h, e contam com a apresentação de um pesquisador da UNIRIO, um de outra instituição brasileira e um pesquisador internacional. As demonstrações serão seguidas por um debate sobre os temas apresentados, na Sala Roberto de Cleto (Av. Pasteur, 436, 6º andar, Urca). Já as performances estão programadas para ocorrer em dois turnos, com apresentações sempre das 13h às 14h30 e das 17h30 às 20h nos jardins do CLA (Av. Pasteur, 436, Urca). Excepcionalmente, no dia 12 de setembro, o segundo turno de performance será no horário das 18h30 às 19h30. O dia 16 de setembro será dedicado ao “Encontro de Pesquisadores”, que trará a Profa. Dra. Christine Roquet, da Université Paris-8, para proferir a conferência de abertura “Da análise do movimento a uma aproximação sistemática do gesto expressivo”, a partir das 9h, na Sala Audiovisual da Escola de Teatro (Av. Pasteur, 436, 4º andar, Urca). Em seguida serão realizadas palestras com pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais, incluindo o lançamento da edição de número 04 da revista Percevejo Online, publicada pelo Grupo de Pesquisa Artes do Movimento.

Para ver a programação do “I Seminário Internacional Corpo Cênico: Linguagens e Pedagogias”, clique no título da postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário