Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Seminário de Arte Pública – Ano Zero.

Com o apoio da Funarte o Grupo Tá Na Rua realizará no dia 27 de novembro de 2012, Seminário de Arte Pública – Ano Zero.  Será um dia inteiro de atividades. Mesa de debates, Exposição de Trabalhos dos Principais Grupos de Teatro de Rua do Brasil, Espetáculos e intervenção de Artistas de Rua do Rio de Janeiro.



Há uma arte latente em toda a cidade que não se manifesta totalmente (em sua totalidade) por acharmos que a arte só pode se manifestar nos espaços para ela destinados. Assim há uma arte imanente e pulsante na vida e no convívio urbano que não se manifesta livremente por que tem de, necessariamente, ser encaminhada para o local a ela destinado, determinando muito de sua forma e, principalmente, de seu conteúdo. A essa possibilidade e manifestação humana espontânea na vida das cidades queremos chamar de Arte Pública: Arte Pública é aquela que se manifesta em toda e qualquer parte da cidade, para todo e qualquer público, sem discriminação de nenhuma espécie e que não se compra e não se vende.
Sua vocação e natureza é deixar-se devorar pelo espectador com que dialoga, e obedece ao impulso da mais generosa capacidade de doação do ser humano. Arte, portanto, é, por natureza do ser humano, obra pública feita por particular. Só se privatiza nos últimos 400 anos, obedecendo à ética desenvolvida pelo pensamento mercantilista da burguesia capitalista protestante, mas não perde sua natureza pública, apenas a traveste em necessidade individualista, egótica, voltada para o mercado.
O homem caminha para sua possibilidade pública, abafada por alguns séculos, mas agora insuflada pela necessidade absoluta de organização mais que perfeita das relações que se estabelecem entre o público e o privado. Qual é o equilíbrio possível? Estaremos perto disto? Longe disso?
 Levantar a questão da Arte Pública e tentar discuti-la também publicamente, é começar a buscar em nós mesmos as ferramentas necessárias para a buscar novas possibilidades, ou  pelo menos contribuir para  isso. O futuro só acontece no presente.
Esta talvez seja a justificativa mais forte e determinante para a organização de um seminário para discutir estas questões e outras correlatas. Será apenas o inicio, mas poderá abrir espaços e perspectivas enormes para vivermos urbanamente, em comunidade.
        Amir Haddad
Horário: 09 às 21hs
Local: Rua da Imprensa 16, Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Pátio Externo do Edifício Gustavo Capanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário