Páginas

segunda-feira, 24 de março de 2014

Odissi - Dança Clássica da Índia

Odissi é uma das oito formas de Dança Clássica da Índia. Origina-se do Estado de Orissa, no Leste da Índia. É uma forma de dança que sobrevive sendo considerada a mais antiga da Índia segundo evidências em baixos-relevos encontradas nas colinas de  Udaygiri (perto de Bhubaneshwar). O  Tratado Clássico de Dança Indiana, Natya Shastra, refere-se ao Odissi Como Odra - Magadhi. 
---
Mangalacharan  


Abhinaya 



Pallavi 





Repertório tradicional Odissi é composto por:

Mangalacharan - Uma peça invocational. Depois de prestar homenagem ao Lord Jagganath, um sloka (hino) em louvor a algum Deus ou Deusa é cantado. O significado do que é trazido para fora através da dança. Mangalacharan também inclui o  "pranam bhumi", implorando o perdão da mãe terra por caminhar sobre ela, e o “pranam trikhandi” ou tríplice saudação - acima da cabeça para os deuses, na frente do rosto para os gurus e em frente ao peito para o público.

Battu Nrutya - A peça de dança oferecida ao Senhor da dança - Deus Shiva na forma de seu “Batuka Bhairava”. Esta peça traz à tona a essência do Odissi . A inter-relação entre os desenhos das numerosas esculturas que adornam os templos de Orissa e dança Odissi, juntamente com passos em diferentes ritmos.

Pallavi - Uma dança pura, em que um raga (conjunto de normas de como construir uma melodia) é elaborado através de movimentos dos olhos, posturas corporais e footwork (movimento com os pés). Pallavi significa literalmente “desabrochar”. Isto é aplicável não só para a dança, mas também para a música, que o acompanha. O Pallavi começa com movimentos graciosos, líricos e lentos dos olhos, pescoço, tronco e pés. Esse ritmo lento vai num crescendo até atingir o clímax ao final. Tanto a dança como a música evoluíram em complexidade. A dançarina traça vários padrões no espaço, interpretando a música com exímia destreza: taal (ritmo) e laya (velocidade).

Abhinaya - Uma dança expressional onde uma história é transmitida para o público através de mudra (gestos com as mãos), expressões faciais e movimentos do corpo. (a linguagem da dança clássica indiana). A Abhinaya pode ser realizada em versos no sânscrito ou oriá (língua falada principalmente no estado indiano de Orissa). Os mais comuns são Abhinayas (representando as dez encarnações do Senhor Vishu). A maioria das composições abhinaya é baseada no tema Radha-Krishna. O Astapadis dos Kavya “Gita Govinda”' escrito por Saint Jayadev são uma parte integrante do seu repertório. As peças iniciais são dedicadas ao Deus de Orissa, Senhor Jagannatha - uma encarnação do Deus Vishnu.

Dança Drama - geralmente mais longa que a Abhinaya e, normalmente, é realizada por mais de um dançarino. Alguns dos dramas de dança muito apreciada compostas por Guru Kelucharan Mahapatra são: Sudama Dharitra Bhanjana, Mathamani Pradhana, Balya Leela, Rutu Samhara, Krishina Sudama, Dushmanta Sakuntala, Utkala Mauda Mani, Yagnaseni, Meghadoot, Kumara Sambhava, Sapan Nayaka. Normalmente mitologias hindus são escolhidas como temas. Entretanto experimentos com o tema e a forma nos últimos anos levaram a outras fontes. Alguns temas criados nos últimos anos são: Panchakanya, Ganga Yamuna, Shrita Kamalam, Mrutyuh e Tantra.

Moksha – a parte final de um recital. Moksha significa “libertação espiritual”. Esta dança representa o culminar espiritual para a dançarina que sobe para o reino do puro prazer estético. Movimentos que criam sempre novos padrões, sempre novos desenhos no espaço e no tempo. A dança se move em um crescendo que é emocionante. Com o som cósmico do "Om" (mantra mais importante do hinduísmo), a dança se dissolve no nada - assim como Moksha ou libertação da alma na vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário