Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2014

DRAMATURGIA DE NOVOS AUTORES [DNA]

Durante os meses de agosto a novembro de 2014, o Teatro Dulcina recebe o projeto DNA -  (Dramaturgia de Novos Autores). Coordenado pelo diretor e dramaturgo Fabiano de Freitas, o projeto traz nomes com destaque no teatro contemporâneo carioca que irão ministrar oficinas com os novos autores durante os quatro meses da ocupação Dulcinavista.

Público-alvo:
Dramaturgos, escritores, atores, diretores e demais interessados na prática da escrita dramatúrgica.

Oficinas:
Daniela Pereira de Carvalho > autora de espetáculos como “Tudo É Permitido” (2005), “Renato Russo – O Musical” (2006) e, mais recentemente, “Cowboy” (2012).
De 6 a 21 de agosto.
Articular o conceito forjado pelo teórico inglês Raymond Williams de “estrutura de sentimento” com alguns verbetes desenvolvidos por Jean-Pierre Sarrazac em seu Léxico e, a partir do aprofundamento de questões sugeridas por esse cruzamento de pensamentos sobre a escrita
teatral, desenvolver a estruturação de textos e/ou propostas de peças que os alunos apresentem.

Pedro Kosovski > autor de “Cara de Cavalo” (2012) e “Edypop” (2014).
De 27 de agosto a 11 de setembro.
Da solidão da escrita à composição de uma dramatORGIA. A oficina compartilhará com os participantes os procedimentos de criação dramatúrgica da Aquela Cia. de Teatro , com destaque aos dispositivos hipertextuais.

Walter Daguerre > autor de “Elefante” e “Jim” (2013).
De 17 de setembro a 2 de outubro.
A partir de sua experiência como dramaturgo e roteirista, Walter Daguerre criou um método de criação em que mescla técnicas para a escrita teatral e audiovisual. São sete etapas que vão da ideia ao texto propriamente dito e com as quais organiza e estrutura seu impulso criativo de forma a permitir que o autor esteja sempre acompanhando conscientemente o desenvolvimento de suas histórias.

Renata Mizrahi > autora de “Os Sapos” (2013) e o infantil “Coisas que a gente não vê” (2012).
De 8 a 23 de outubro.
Oficina prática que visa estimular a escrita dramatúrgica através de cenas curtas pautadas por temas contemporâneos, em diferentes gêneros. A proposta é, através de leituras de textos clássicos, discussão sobre a dramaturgia universal e exercícios  de dramaturgia em aula, cada aluno produzir cenas curtas, incentivando a reflexão sobre a estrutura clássica, motivação da personagem e a importância de diálogos criativos. O Objetivo é dar noções básicas de dramaturgia, afim de estimular e potencializar novos talentos.

Quartas e quintas, de 15:00 até 18:00h. Os participantes devem ter disponibilidade para participar do ciclo completo (4 meses).

Montagem:
Fabiano de Freitas > diretor e dramaturgo de “Feriado de Mim Mesmo”, diretor de “Pequenas Tragédias”, “Favela Rouge” e co-diretor de “O Médico e o Monstro”. De 29 de outubro a 27 de novembro.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o fomulário abaixo seguindo as seguintes condições:

- Sinopse de um texto a partir da provocação: RIO À VAPOR + 1.
- Texto livre, de autoria própria, em qualquer linguagem  (com, no máximo, quatro laudas e mínimo de duas)

Inscrições até 28/07/2014. Resultado dia 30/07/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário