Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rodas de Leitura discute obra de James Joyce

O irlandês James Joyce é reconhecidamente um dos maiores expoentes da literatura mundial, e o legado do escritor, morto há 70 anos, ainda é alvo de muito debate. Por isso, a Fundação Biblioteca Nacional/MinC, em parceria com a Oi Futuro e a Estação das Letras, vai promover o encontro Literatura, Vanguarda e Transgressão – Estética da vanguarda ficcional: introdução a Ulisses. O evento, que compõe a edição deste mês do Rodas de Leitura, será realizado para que os leitores consigam desvendar um pouco dos mistérios da obra Ulisses, a principal da carreira de Joyce.

Para comandar a tarefa, está escalado o jornalista e crítico literário Leo Schlafman. Autor de A verdade e a mentira, um levantamento sobre as principais correntes literárias modernas que traduzem a transgressão dos limites entre a realidade e a ficção, Schlafman também é tradutor de importantes nomes da literatura mundial como Beckett, Maupassant, Horacio Quiroga, Pirandelo e García Márquez, entre outros.

O projeto “Rodas de Leitura” existe há 12 anos. Com curadoria da ensaísta e poeta Suzana Vargas, o evento ocorre toda segunda segunda-feira do mês. A conversa com Leo Schlafman sobre Joyce será realizada dia 11, às 18h, no auditório Machado de Assis (primeiro andar da Biblioteca Nacional – entrada pelo jardim – Rua México, s/nº – Centro – Rio de Janeiro). O encontro é gratuito e as senhas serão distribuídas uma hora antes do início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário