Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

25 de agosto é dia de homenagear o santo padroeiro dos profissionais do palco: São Genésio.


Oh, São Genésio!

São Genésio
Resguarde os pseudo-doutores,
Bardos, os interpretadores
E também as aves dos trapézios.
Oh, São Genésio!

Na última sexta-feira (19), os atores e atrizes comemoraram sua data especial. Hoje, 25 de agosto, é dia de homenagear o santo padroeiro desses profissionais do palco e também dos músicos: o São Genésio.

Diz-se que Genésio de Roma era um comediante que viveu na segunda metade do século III e início do IV. Líder de um grupo de teatro, certa vez teria apresentado uma peça ao imperador Diocleciano, um dos maiores perseguidores dos cristãos.

Embora o objetivo da encenação fosse justamente ridicularizar os ritos católicos, o governante não se sentiu satisfeito. E, alegando que a atuação havia sido muito realista em uma cena do sacramento do batismo, ordenou que o ator fosse torturado e decapitado.

Há, ainda, outras versões sobre da história, como a de que ele teria se convertido ao cristianismo durante a interpretação e se recusado a ceder às ordens do imperador.

Apesar de sua existência ser alvo de discussões, é possível que Genésio tenha sido enterrado em um cemitério na Via Tiburtina, uma antiga estrada romana. Já seus pertences estariam divididos entre as igrejas San Giovanni della Pigna e Santa Susanna di Termini e a capela de São Lourenço, ambas na Itália.

A despeito da falta de evidências que comprovem sua vida, Genésio foi venerado no século IV, quando teve uma igreja construída em sua memória, que foi reformada pelo papa Gregório III, em 741 d.C.

A lenda diz que Genésio não tinha nenhuma ligação com a igreja católica e, até hoje, não se sabe quais milagres defenderiam sua canonização. Entretanto, independentemente de como Genésio tenha se convertido ao cristianismo, ele morreu como um mártir e se tornou patrono dos santos para os atores e músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário