Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

‘A Descoberta das Américas’ retorna à cena no Teatro Glauce Rocha

Espetáculo reestreia em curta temporada popular e inaugura nova ocupação do espaço da Funarte, no Rio

‘A Descoberta das Américas’ – Foto: Divulgação
‘A Descoberta das Américas’ – Foto: Divulgação
Um dos maiores sucessos teatrais da primeira década de 2000, A Descoberta das Américas continua navegando pelos palcos brasileiros. O espetáculo abre a nova programação do Teatro Glauce Rocha – “Ocupação Para Todos”, na quarta, 2 de abril, às 19h, para uma curta temporada até sábado, dia 5. Liderado pelo diretor teatral Moacir Chaves e as atrizes Ana Barroso e Mônica Biel, o projeto vai ocupar o teatro da Funarte, no Centro do Rio, até julho, com produções artísticas consagradas, inéditas, leituras e debates, contribuindo para a diversidade da cena cultural carioca.
Na programação de abril, estão, ainda, o espetáculo infantil Tudo o que você sempre quis saber sobre os bebês e nunca ninguém teve a coragem de revelar, de 5 a 27, e Fim de Partida, em única apresentação no dia 6 de abril.
Há oito anos em cartaz, A Descoberta das Américas já ultrapassou a casa das 500 apresentações para um público superior a 250 mil pessoas. No espetáculo, o ator Julião Adrião conta a outra história da descoberta da América. O texto de Dario Fo, inspirado em fatos reais narrados pelo navegador e cronista Álvaro Núñes Cabeza de Vaca, revisita de maneira irônica e crítica episódios ocorridos na Flórida do século XVI.
Na peça, um Zé ninguém de nome Johan Padan, rústico, esperto e carismático, escapa da fogueira da inquisição embarcando, em Sevilha, numa das caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, o herói sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais. Com o tempo, aprende a língua dos nativos, cativa-os e safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como filho do sol e da lua, catequiza e guia os nativos numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores.
Em maio, A Descoberta das Américas retornará ao palco do Teatro Glauce Rocha para mais um fim de semana de apresentações, quando também haverá um debate com o ator Júlio Adrião.

Ocupação para Todos
. A Descoberta das Américas
Curta temporada: de 2 a 5 de abril

Quarta a sábado, às 19h

Ficha Técnica:
Texto original: Dario Fo
Tradução e adaptação: Alessandra Vannucci e Julio Adrião
Direção: Alessandra Vannucci
Performance:  Julio Adrião
Iluminação: Luiz André Alvim
Figurino: Priscilla Duarte
Projeto Gráfico: As Duas criação e produção de arte
Fotografias: Maria Elisa Franco
Produção Executiva : Thais Teixeira
Produção e Administração: EmCartaz Empreendimentos Culturais Ltda

Ingresso: R$ 20
Duração: 90 minutos
Recomendação: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário