Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Oficinas gratuitas para a autonomia artística do ator

Uma série de seis oficinas gratuitas para atores será realizada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), entre os dias 1º e 19 de junho. O trabalho faz parte do projeto “Autonomia Artística”, contemplado com a Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas. Seus criadores são os atores Helena Marques e Matheus Lima, graduados em Artes Cênicas pela UniRio em 2010. Há 40 vagas para as oficinas.

Em sua pesquisa, a dupla faz indagações e reflexões sobre a função e a importância do ator na construção da cena. “Ele pode ser a principal engrenagem na construção teatral. Afinal, é ele quem se expõe diretamente no palco, vivencia as experiências e as compartilha com o público”, dizem Helena e Matheus. Seu objetivo é mostrar como o ator pode alcançar autodeterminação e mais auto-suficiência na prática teatral.

Os atores iniciaram juntos seus estudos sobre linguagens teatrais na universidade. A pesquisa toca também em temas como: a fisicalidade na cena; a relação do ator com o espaço; o jogo cênico; e o uso da máscara na formação do ator.

O projeto “Autonomia Artística” é dividido em três etapas. A primeira delas foi a especialização dos dois atores na Inglaterra, na Escola Internacional de Artes Performáticas de Londres. Em cinco anos, eles completaram o Programa de Desenvolvimento Profissional na Criação de Teatro e Performance da instituição. A segunda parte do trabalho foi a experiência com o grupo de teatro Creche na Coxia (RJ), do qual a dupla faz parte. A companhia atua ininterruptamente há trinta anos, com um trabalho autoral. Helena e Mateus praticaram seu método juntamente com a companhia e trocaram experiências com seus integrantes. Sua meta foi ampliar as possibilidades de pesquisa e atuação do grupo, trazendo para ela novos métodos e técnicas.

A realização das oficinas, a partir das experiências anteriores, é a terceira e última fase do projeto. Seus objetivos são: criar uma ponte de conhecimento multicultural sobre formação em teatro, entre o Brasil e a Europa; possibilitar aos envolvidos o contato com profissionais renomados do exterior, em um curso de excelência; e levar o resultado das vivências para um centro de referência no exterior.

Em 2010, a Funarte ofereceu 43 bolsas de residência em artes cênicas para todo o Brasil. “Autonomia Artística” é um dos quatro contemplados do Estado do Rio de Janeiro.

Projeto “Autonomia artística – o ator criador e executor do próprio trabalho”
Apoio: Escola Internacional de Artes Performáticas de Londres (Lispa) e Grupo Creche na Coxia de Teatro

Inscrições nas oficinas
Enviar carta de intenções e currículo resumido até 28/05/2011 para o e-mail autonomiaartistica@gmail.com

Mais informações: www.autonomiaartistica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário