Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Semana da Acessibilidade no CCBB


O encontro tem como proposta  estreitar o diálogo sobre assuntos relacionados à acessibilidade

Jornal do Brasil
O Centro Cultural Banco do Brasil realiza dos dias 23 a 27 de novembro de 2011 a Semana da Acessibilidade. A proposta é estreitar o diálogo sobre assuntos relacionados à acessibilidade e promover ações que contemplem a diversidade do público. A partir da pergunta - Acessível a quem? - a equipe de educadores selecionou uma série de ações práticas: Laboratórios de Ações Criativas, Contações de Histórias, Pequenas Mãos (voltado para crianças de 3 a 6 anos), Musicando e Visitas Mediadas. A proposta é aproximar as pessoas, com suas características e diferenças, com essas ações. 
Dentro das atividades da semana, será realizado no dia 24, o Encontro da RAM - Rede de Acessibilidade em Museus e no dia 26 o Práticas e Reflexões com Educadoresonde o tema desenvolvido será Acessibilidade – Escola, Família e Espaço Cultural, com a participação de Nelma Pintor - Coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal de Niterói (RJ), Rosana Glat - Doutora em Psicologia Social e Professora Adjunta (UERJ) e educadores do CCBB. Ainda na programação, os espetáculos dos grupos: Harmonia Enlouquece e Ações Poéticas Sistema Nervoso Alterado, que nasceram dentro do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro e do Espaço Aberto. Haverá também uma apresentação de dança com a Pulsar Cia. Dança Contemporânea, uma das primeiras companhias de dança brasileiras a incluir bailarinos com deficiência em seu elenco. 
SEMANA DA ACESSIBILIDADE - Centro Cultural Banco do Brasil,  Rua Primeiro de Março, 66,  1º andar, Centro (3808-2020). 4ª a dom., das 10h às 21h. Grátis. 
PROGRAMAÇÃO 
A Pulsar Cia. de Dança Contemporânea inclui bailarinos portadores de deficiência em seu elenco
A Pulsar Cia. de Dança Contemporânea inclui bailarinos portadores de deficiência em seu elenco
HARMONIA ENLOUQUECE -  O grupo “Harmonia Enlouquece”  surgiu do projeto “Convivendo com a Música”, do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro em 2001, dando corpo e voz aos nossos “delírios musicais”, com canções próprias e interpretações do cancioneiro popular  (25/11, às 18h30 / Teatro 2). 
SISTEMA NERVOSO ALTERADO - O Grupo de Ações Poéticas  Sistema Nervoso Alterado, criado em 1999, é formado por pacientes e técnicos (psiquiatra, psicólogos etc) artistas, colaboradores vizinhos do Espaço Aberto ao Tempo. Tem como objetivo intermediar, através da arte, as relações sociais de pessoas diagnosticadas pela psiquiatria como psicóticas. É um musical que incorpora em seu espetáculo linguagens da performance, da dança, teatro e do audiovisual (26/11, às 14h / Teatro 1)
PULSAR COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA -  A Pulsar Cia. de Dança Contemporânea foi criada em 2000 no Rio de Janeiro. Dirigida por Teresa Taquechel, vem sendo considerada nos últimos anos uma referência nacional no trabalho com arte, dança, deficiência e inclusão social.  É uma das primeiras companhias de dança brasileiras a incluir bailarinos portadores de deficiência em seu elenco, desenvolvendo pesquisas de movimentos e coreografias que qualificam sua dança como arte (27/11, às 16h / Foyer).  
PROGRAMAÇÃO DO EDUCATIVO:
Visita Sensorial à exposição Índia / (Com) tato com a Índia - Audição, olfato e tato. O visitante será levado a conhecer um pouco sobre a cultura indiana através de narrativas que estimulem outros sentidos que não o visual.  Venha embarcar numa visita que vai despertar incontáveis sensações e deixá-lo lado a lado com a índia (Dias 23, 24, 25, 26 e 27 às 13h). 
Laboratório de Ações Criativas / Time is money (Tempo é dinheiro) - Porque um copo d’água vale menos que uma pedra de ouro? Como estabelecemos o valor das coisas? O que representam as imagens de nossas cédulas de dinheiro? O laboratório propõe uma reflexão sobre as relações humanas e o dinheiro através de uma atividade em que os participantes realizarão desenhos com linhas em uma superfície auto colante, de modo que videntes e não videntes possam participar (Dias 26 e 27, às 11h, 15h e 17h). 
EM CANTOS E CONTOS - FAMÍLIA
História de Ganesha (em LIBRAS) - Ganesha, o deus com cabeça de elefante, é venerado na Índia por ajudar a vencer os obstáculos. Filho da deusa Parvati com o deus Shiva, tem a sua história entremeada de surpresas e aventuras (Dias 24 e 25, às 17h)
Os concursos de reis e do coelho - Era uma vez um rei que amava histórias, porém, ele gostava de histórias gigantes e o seu contador oficial não conseguia satisfazê-lo, então resolve fazer um concurso para que algum contador no reino pudesse contar a maior história de todas até ele pedir para parar, e quem não conseguisse agradar o rei ganha um castigo. Já o irmão deste rei, que também era rei de um reinado mais distante, tinha uma filha muito mentirosa e estava incomodado com a fama de "A Princesa Mais Mentirosa do Mundo". Resolve abrir um concurso para encontrar alguém que conte uma mentira maior que e a faça dizer a verdade. Ali por perto vivia um coelho cansado de tanto trabalhar, que um dia chega em casa e ouve uma voz estranha... (Dia 26, às 16h).  
A princesa sapa - Um rei, já velho, pede que seus filhos se casem antes que ele morra. Dá a eles três flechas, onde a flecha cair, lá estará seu destino. Todos voltam contentes, menos o caçula Ivan, que volta com uma Sapa. Eles começam a se conhecer melhor e Ivan descobre que já não consegue ficar longe de sua Sapinha. Mas algo terrível acontece, agora Ivan tem que enfrentar as mais diversas aventuras para ter seu amor de volta. Uma história com aventuras, texturas, cores e sonhos (Dia 27 às 16h)
EM CANTOS E CONTOS - ADULTOS 
Solfieri - Em uma visita a Roma Solfieri avista à janela de um palácio uma sombra de mulher, a quem resolve seguir. Segue-a até um cemitério onde ela some. Um ano depois Solfieri retorna a Roma e tem sua mente novamente povoada pela visão de outrora. Ele a reencontra em um templo, semicerrada em um caixão e resolve leva-la consigo (Dias 23 e 26, às 17h)
Príncipes de Pedra - Três jovens príncipes de um reino distante são submetidos ao ensinamentos de um iogue, que controla a própria mente e, por extensão, a natureza. Sua simplicidade mostra que a verdadeira inteligência não é algo complicado (Dia 27, às 17h)
PEQUENAS MÃOS  /Memórias da Índia - Já imaginou um lugar onde as pessoas andam em cima de elefantes pela rua? Onde existe um deus com corpo de homem e cabeça de elefante? Se você não sabe, esse lugar é a Índia. As crianças vão descobrir e conhecer mais sobre essa cultura nesta viagem que reúne contação de histórias, jogo da memória, quebra cabeça e muito mais (Dias 26 e 27, às 11h e 15h).  
MUSICANDO / Índia Jaya Jaya - O Musicando propõe uma viagem à milenar civilização indiana através de sua música. No repertório, músicas devocionais (Kirta), que são tocadas nos templos indianos. Entre uma música e outra, os educadores do CCBB Educativo apresentarão intervenções cênicas (Dias 26 e 27, às 13h)
EDUCAÇÃO:
Rede de Acessibilidade em Museus – RAM - A RAM (Rede de Acessibilidade nos Museus) é uma rede que pretende juntar profissionais que trabalham em museus nas mais diversas áreas para tratarem de assuntos relacionados à acessibilidade. É um espaço aberto para colocar experiências, ações, atividades, sugestões, convites e idéias que girem em torno das questões que possibilitam ao público  de museus segurança, autonomia, diversão e arte (Dia 24, das 10h às 12h / Teatro 2)
Práticas e Reflexões com Educadores - Encontro entre profissionais envolvidos com educação cultural e estética, a fim de compartilhar estratégias de aproximação entre educação formal e não formal, com enfoque transdisciplinar. Tema: Acessibilidade – Escola, Família e Espaço Cultural (Dia 26, das 10h às 13h  /Teatro 1). 
Encontros com a participação de Nelma Pintor - Coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal de Niterói (RJ), Rosana Glat - Doutora em Psicologia Social e Professora Adjunta (UERJ) e educadores do CCBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário