Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Concentração de verbas públicas para produções teatrais

“O que não faz sentido é, por medo de debatermos francamente, escolhermos um caminho que combina o pior dos dois mundos: dinheiro público financiando interesses privados”.
Por Denis Russo Burgierman

Recentemente com investimentos de R$ 25 milhões para a sua temporada paulista, ocorrida em 2012, e com mais R$ 5 milhões aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet, para uma temporada que segue até abril no Vivo Rio, “A família Addams” se tornou a produção mais cara da história do teatro brasileiro. 

O que traz um velho e atual questionamento a tona mais uma vez. Opa! Vamos lembrar que isso já ocorreu, por exemplo, com o Bradesco quando patrocinou a primeira vinda do Cirque du Soleil ao Brasil, com dinheiro público da Lei Rouanet. O ingresso para as apresentações custavam algo próximo a um salário mínimo(!?). Mas, vamos em frente... Pergunte a qualquer diretor de marketing de uma empresa privada ou pública qual é sua principal obrigação e compromisso quando aprova um projeto de patrocínio, via renuncia fiscal, para uma produção artística e ele dirá: 'produzir lucro e visibilidade para minha empresa claro!' É importante salientar que as empresas públicas e privadas não possuem a necessária preparação, competência ou responsabilidade com os destinos da educação e da cultura de uma nação... E não é pra ter mesmo! Sendo assim, é absolutamente catastrófico que se continue elegendo empresas como intermediárias do dinheiro público destinado ao patrocínio cultural através da renuncia fiscal. Enquanto isso ocorrer, será o dinheiro público sendo investido no privado e no lucro real das empresas. Apenas num Brasil capitaniado, desde tempos coloniais, por oligarquias isso pode acontecer. Lamentável, recorrente e vergonhoso... Já ao o Sistema Nacional de Cultura (SNC)


Luciano Loureiro


Ps. Acho tão cafona e anacrônica essa ideia de se ficar copiando espetáculos da Broadway! Você não acha? O Brasil e sua arte não mereciam isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário