Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"Quebra-Ossos" reestreia sexta, dia 11 no Teatro Municipal Gonzaguinha, com a Cia Múltipla de Teatro.


Reestreia sexta, dia 11 às 20h o Teatro Municipal Gonzaguinha "QUEBRA OSSOS" de Julia Spadaccini, com direção de Alexandre Mello, indicado ao Prêmuio Shell de melhor autor. 


Depois de 4 meses consecutivos no Laura Alvim no ano passado, voltamos ao Rio, VEM!

Quebra-ossos



Bom espetáculo!!! Vale muito assistir...

Indicação para o Prêmio Shell de melhor texto 2012!


Texto: Julia Spadaccini direção: Alexandre Mello elenco: Patricia Elizardo, Rodrigo Turazzi, Cirillo Luna Iluminação de Renato Machado, figurinos de Flavio Souza, cenário de Daniele Geammal, trilha de Leandro Baumgratz, visagismo de Sandra Moscatelly, Produção de Rogério Garcia.




Quebra ossos
Trio busca respostas para seus anseios
Três personagens, uma mulher e dois homens, procuram respostas para seus questionamentos, em busca de transformação. João é um homem de dupla personalidade, Augusto está em crise com a própria identidade e Maria carrega a culpa de um segredo do passado.


INFORMAÇÕES - Quebra-Ossos 
Local: Teatro Municipal Gonzaguinha 
Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Lotação: 130 lugares
Rua Benedito Hipólito, 125, terceiro andar - Centro (próximo à estação Praça Onze do metrô) Tel: (21) 2224-8283 Data: 11 janeiro a 3 fevereiro de 2013 
Horário: Sextas e sábados, às 20h e domingos, às 19h
Preços: R$ 20,00 e R$10,00 (estudantes, classe artística e lista amiga)
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 12 anos

4 comentários:

  1. Barbara Heliodora

    Crítica O Globo

    11.mai.2012

    Julia Spadaccini lança olhar divertido sobre o indivíduo

    Ao compor seu divertido e bem observado texto, com toda a liberdade de que goza o teatro hoje, Julia Spadaccini criou uma espécie de exemplo da dramaturgia tranche de vie que nasceu há pouco mais de um século, resultado dos espetáculos de Antoine (considerado o inventor do moderno teatro francês): a apresentação detalhadamente realista da vida de segmentos da sociedade até então ignorados pelo teatro era tão fascinante que não importava quase não haver ação.

    De certa forma é isso o que acontece em “Quebra-ossos”, em que o tema é a multiplicidade do indivíduo em sua relação com a sociedade. João, Maria e Augusto são apresentados em uma série de pequenos confrontos nos quais cada um muda de postura e personalidade sem, no entanto, se tornar outra pessoa. Spadaccini cria diálogos rápidos, incisivos e com trechos brilhantes. Estes constroem um espetáculo que não tem outro princípio, meio e fim que não o daqueles momentos que nos apresentam os três personagens — que são na realidade seis, ou nove.


    A encenação é simples e eficiente. Dani Geammal resolve a cenografia com um grupo de blocos de tamanhos diversos, muito bem amparada pela luz de Renato Machado. Os figurinos de Flavio Souza situam os atores em seu universo contemporâneo e colorem o branco da cenografia. A trilha de Leandro Baumgratz completa o quadro. A direção de Alexandre Mello imprime o ritmo que a alegria e a fluidez do texto sugerem e encontra caminhos para as várias personalidades de cada um se afirmarem em seus momentos dominantes.


    Cirillo Luna, Patricia Elizardo e Rodrigo Turazzi têm atuações mais do que satisfatórias, emprestando a suas várias personalidades alegria, humor e credibilidade. É um prazer acompanhar a leveza do trio, ciente de que para parecer à vontade deve-se saber o que cada momento exige, e executá-lo a tempo, criando a ilusão de que tudo está acontecendo ali pela primeira vez. Mais uma vez o Espaço Rogério Cardoso da Casa de Cultura Laura Alvim abriga um espetáculo muito agradável e muito bem realizado.

    ResponderExcluir
  2. Macksen Luiz

    Crítica/ Quebra-Ossos

    Como dizer bem aquilo que se quer dizer

    Quebra-Ossos, a modesta e despojada montagem em cartaz na Sala Rogério Cardoso, é surpreendente pela discrição e despretensão como se oferece à platéia. A diminuta sala da Laura Alvim que a abriga já é indício de que a medida da encenação não é a de se expandir para além de enquadramento gestado a partir do que o texto propõe e das características e ambições do trio de atores. O invólucro dentro do qual se acondiciona essa pequena amostra de teatro revigorado, sem firulas que o esconde em modismos ou desculpas para dificuldades de produção, leva a constatação de que é possível fazer teatro, considerando as suas dimensões, avaliando suas potencialidades, mensurando o alcance de seus passos. Tudo neste Quebra-Ossos, a começar pelo excelente texto de Julia Spadaccini, pela direção plenamente sintonizada com a dramaturgia e pelo elenco afinadíssimo, funciona sem ruídos e dentro de padrões auto-impostos. Spadaccini manipula, multiplicando, três personagens que vivem situações nas quais mudam de posição e personalidade, num jogo de trocas bem arquitetado e com alta voltagem de envolvência. O texto é inteligente, arejado, sem o compromisso de ter que dizer alguma coisa, mas de dizer bem aquilo que quer dizer, e tão somente isso. Essa aura de franqueza e sinceridade da autora se transmite ao diretor Alexandre Mello que, com igual simplicidade, oferece ainda mais vitalidade ao texto e encontra soluções cênicas para a inteligente tradução as pulsações rítmicas do entrecho. A mão hábil do diretor não deixa que se interrompa a fluidez narrativa, aproveitando-se das surpresas renovadas que a engenhosa trama de Julia Spadaccini propõe a cada cena. A parte técnica – cenografia, iluminação, figurino, trilha – se conjuga em harmônica unidade que segue a concepção descompromissada do quadro geral. Os atores – Rodrigo Turazzi, Patrícia Elizardo e Cirillo Luna - transmitem o humor alegre e a vibração que emana da maneira solta com que transmitem a variação de personalidade das figuras que saem, como de uma caixa de mágica, umas das outras. Cirrilo Luna e Patrícia Elizardo têm desempenhos de prazerosa comunicabilidade, e Rodrigo Turazzi se revela talento bem mais do que promissor.

    ResponderExcluir
  3. Luciano.

    Boa tarde.

    Sou gerente de um Centro de Cultura do SESI em Tiradentes (MG) e gostaria do contato do produtor de Quebra-Ossos. Você teria?

    Obrigada

    Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia.

      Já encaminhei seu e-mail. Espero qu eles já tenham entrado em contato com você.

      att.,

      Luciano Loureiro

      Excluir