Páginas

segunda-feira, 13 de abril de 2015

CRIAR É UM ATO, com Néstor García Canclini

Oi Futuro recebe o antropólogo argentino Néstor García Canclini no primeiro encontro do Ciclo O Ato Criador para  falar sobre o papel do artista na conferência “Criativos, precários, interculturais”

 Néstor García Canclini 

O ciclo O Ato Criador, composto por 12 seminários, abre sua programação com a conferência “Criativos, precários, interculturais”, de Néstor García Canclini, premiado antropólogo argentino radicado no México, pesquisador da pósmodernidade e da cultura latinoamericana. A palestra seguida de debate será no dia 14 de abril, às 19h30, no Oi Futuro no Flamengo, com entrada gratuita.

Em “Criativos, interculturais e precários”, Canclini  pretende chamar a atenção para o reprocessamento destes conceitos nos estudos antropológicos e sociológicos da arte. O antropólogo também vai falar sobre a inovação e originalidade e abordar do papel do artista na atualidade, quando as carreiras são substituídas por projetos.
  
Esta é a 5ª edição de uma série de ciclos realizados desde 2006 no Oi Futuro, patrocinados pela Oi, pelo Governo do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Cultura e pela  Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, sob a curadoria e supervisão da atriz, jornalista e gestora cultural Ana Lúcia Pardo. Essa edição também recebe o apoio do Consulado da França no Rio de Janeiro.Além de Canclini, o ciclo contará com a participação de teóricos, artistas e gestores de diversas áreas do pensamento, da cultura e das artes, numa extensa programação que vai de abril a setembro de 2015.

Mais sobre a programação 2015

Serão 12 encontros com mesas de palestras e debates, além das ExperimentaAções – rodas de conversa e troca de experiências. Uma ocupação estética com cerca de 10 coletivos e grupos artísticos espalhados por espaços da cidade, e uma oficina de fotografia, com Arthur Omar, intitulada “A fotografia com os quatro sentidos”, vão compor a programação do ciclo Ato Criador. O ciclo também foi selecionado pelo Edital de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e tem como parceria e apoio o Consulado da França no Rio de Janeiro.

“Interessa neste ciclo discutir o fenômeno criativo como potencial transformador de processos, territórios e interrelações com a vida em sociedade, a cultura e a arte no mundo contemporâneo”, explica Ana Lúcia Pardo, curadora do projeto. “Também nos interessam as experiências estéticas e a redistribuição dessa criatividade, assim como as novas subjetividades e conexões”, conclui.

Um pouco da história

O Ato Criador dá continuidade e desdobramento a um processo que se iniciou em 2006 com A Teatralidade do Humano, resultando em livro homônimo, publicado com as Edições Sesc SP, em 2010. Logo depois, em sua segunda edição, o painel teve como tema principal “Subjetividades e Políticas da Cena e do Mundo”. Na 3ª edição, que levou o nome de Ciclo InterAgir – Na rua, na Rede, na Cena Contemporânea, as conferências giraram em torno de novas tecnologias e cultura. Já na 4ª edição, em Espaços de Reencantamento, Afetos e Utopias de um Novo Mundo, os afetos e utopias eram o centro dos debates propostos.

Desta vez, o Ciclo O Ato Criador tem a proposta de refletir e debater sobre a experiência do ato criador e seus múltiplos atores e práticas como potência de transformação.

Bio

Néstor Garcia Canclini é pesquisador emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores do México e Doutor em Filosofia nas Universidades de Paris e La Plata. Já lecionou em Austin, Duke, Stanford, Barcelona, Buenos Aires e São Paulo. Acumula os prêmios de Assay Award, da Casa das Américas em reconhecimento pelo livro Las Culturas Populares en el capitalismo; Book Award , concedido pelo Latin American Studies Association para a obra Culturas Híbridas – Estratégias para entrar e sair da modernidade, considerado o livro do ano em 2002 sobre a América Latina. Foi ganhador de uma bolsa de estudos em Guggenheim, e ainda publicou os livros Consumidores e Cidadãos Latino-americanos em busca de um lugar neste século e Diferentes, desiguais e desconectados, entre outros.

SERVIÇO:

CICLO O ATOR CRIADOR, 5ª edição
Dia 14 de abril, terçafeira, às 19h30
Oi Futuro Flamengo
R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada gratuita. Retirada de senhas a partir das 18h30.
Sujeito à lotação.
Lotação: 56 lugares

Mais informações:
Gardênia Vargas – gardenia.vargas@gmail.com – 21 980345960

Comunicação Corporativa – Oi
Oi Fixo: (21) 2556-6698
Oi Fixo: (21) 3131-2272 (às segundas e sextas-feiras)
Oi Móvel: (21) 8834-0055

Nenhum comentário:

Postar um comentário