Páginas

sábado, 25 de abril de 2015

Manifesto em defesa da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna pelo seu Grêmio Estudantil


Foto por Rebecca Leão
"O Grêmio Estudantil da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, vem, por meio deste manifesto, exigir que sejam tomadas providências contra o seu abandono, e convocar à luta todos os seus filhos e filhas, amigos e amigas.
A nossa escola, fundada em 13 de janeiro de 1908, é considerada a mais antiga escola de teatro em atividade da América Latina. Hoje, estudantes de todo o Brasil se reúnem nessa escola para compartilhar a realização de um sonho: aprender teatro em uma instituição conceituada e gratuita. No decorrer destes 107 anos de história, a Martins Penna enfrentou inúmeros obstáculos, persistindo em sua postura democrática. A história da Martins Penna foi costurada por atos de resistência, momentos em que a vontade de seus professores e alunos foram vitoriosos perante as consequencias do descaso estatal.
Mais uma vez, a Martins enfrenta a possibilidade de paralização. O progressivo sucateamento proporcionado por anos de abandono recebeu um golpe decisivo no atual contexto de crise em que se encontra a educação pública do Rio de Janeiro. No iníco do semestre atual, a Martins Penna se despediu de 5 professores e 4 funcionários. Algumas disciplinas estão interrompidas desde então, mas nos reunimos em uma assembléia de professores, funcionários e estudantes, optando por manter a escola em funcionamento apesar disso. No dia 28 de maio, entretanto, perderemos mais 15 professores e 9 funcionários, o que causará um desfalque irremediável, e a consequente paralização das aulas.
Estamos também sem telefone e internet, a escola está incomunicável, e não há recebimento de verba a contar de outubro do ano passado. Nossas estruturas são antigas e necessitam reformas para garantir o mínimo que é a segurança dos funcionários, professores e estudantes que utilizam esses espaços todos os dias. O orçamento da escola é absurdamente ineficiente para o atendimento das necessidades mais básicas, o que dirá para aperfeiçoamentos. A nossa escola de teatro está parada no tempo.
Diante dessa realidade, o Grêmio Estudantil Renato Viana convoca a todos e todas para pensar e fazer junto ao movimento‪#‎MARTINSSEMPENA‬. Convidamos a sociedade civil, mídias e as autoridades para visitar a escola no dia 30 de abril, a partir das 17 horas, quando teremos o Ato Artístico Martins Resiste, e uma grande roda de conversas para ecoar os nossos anseios e dificuldades, para então encontrarmos juntos as soluções.
A Martins não pode parar!"

Para curtir a página vá até: https://www.facebook.com/pages/Martins-Sem-Pena/1117698901589984

Nenhum comentário:

Postar um comentário